EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A CAFEÍINA PODE INDUZIR ATAQUES DE PÂNICO?

PRECISO DIMINUIR A CAFEÍNA

Autora: Silvana Prado
 

A resposta mais curta é com certeza sim! Algumas pessoas são tão afetadas pela cafeína que quando param de usá-la a ansiedade praticamente desaparece. Muitas pessoas que participam do grupo Apoiar (www.apoiar.org.br) à chegada são informadas sobre atitudes que ajudam a diminuir a ansiedade.
Entre os três passos da primeira semana, está retirar a cafeína e também tiamina, encontrada em alguns chás como o mate. Pedimos também que iniciem algum exercício físico e ensinamos a forma de respirar corretamente: respiração diafragmática (você pode ouvir no nosso site as instruções).

Em 90% dos casos de pessoas que seguem estes três passos a melhora chega a 40% na primeira semana. Muitas questionam por que seus médicos nunca falaram nada de cafeína, respiração. Não saberei dizer o porquê, mas a melhora nos sintomas de ansiedade e depressão é expressiva. Mesmo as pessoas que só tiram o café sentem uma melhora que pode se estender para: melhora no sono, desaparecimento de dores de cabeça e musculares na área do pescoço e ombros.

Mas será que pode ser verdade que a cafeína faz tanto mal para algumas pessoas? Estudos indicam que sim, a cafeína pode induzir a sensações como mãos suadas, batimento cardíaco acelerado e barulho nos ouvidos, o que pode resultar em ataques de pânico.

Não estou certa de quantas pessoas sabem disso ou não, mas na verdade existem quatro condições psiquiátricas listadas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, quarta edição Text Revision (DSM-IV-TR) relacionadas ao consumo de cafeína.


Essas condições incluem:
intoxicação por cafeína;
transtorno de ansiedade induzido por cafeína;
distúrbio do sono induzido por cafeína; e
perturbações relacionadas com a cafeína não especificadas (NOS).

O DSM-IV-TR criou um critério para determinar a intoxicação pela cafeína:
 consumo recente de café, geralmente mais de 250 mg (mais de 2-3 copos de café coado);
 apresentar de 1 a 5 ou mais dos seguintes sintomas após o uso de cafeína:
agitação ou nervosismo;
excitação;
insônia;
face vermelha;
diurese (ação diurética excessiva, levando à perda de minerais e vitaminas);
problemas gastrointestinais, com produção de mais ácido clorídrico (agravando gastrites e úlceras);
movimento involuntário dos músculos;
redução da oxigenação de neurônios;
pensamentos e fala confusa;
taquicardia ou arritmia;
períodos de movimentação contínua;
agitação psicomotora.

Os sintomas citados acima podem causar significativo estresse ou até impedir as atividades sociais diárias.

  Os sintomas não devem ser causados por nenhuma condição física médica e também não devem ser resultado da ansiedade ou outro transtorno mental.

Se você tem ataques de pânico de manhã, pode ser em razão do café que consome na alimentação matinal.

Estudos também indicam que pessoas com problemas mentais podem ter suas doenças agravadas devido ao consumo de cafeína, abaixo cito alguns exemplos:

As propriedades psicostimulantes da cafeína predispõe as pessoas a terem sintomas de mania associadas ao transtorno bipolar se consumirem grandes quantidade de cafeína.

Em um artigo denominado “Caffeine-Related Psychiatric Disorders,” o autor, R Gregory Lande, diz que altos níveis de cafeína no sangue estão relacionados com depressão severa.

Em um estudo realizado em 2009, Antônio E. Nardi e seus colegas descobriram que pacientes com ataques de pânico reagem tendo um aumento na ansiedade e nos ataques de pânico, depois de terem consumido 480 mg de cafeína.

Uma conclusão a que podemos chegar é que certas pessoas que já sofrem de algum tipo de Transtorno de Ansiedade podem ter seus sintomas exacerbados quando consomem cafeína. A verdade é que o consumo do café vem aumentando ao longo dos anos, e cada dia mais jovens aderem ao uso da cafeína, sendo que os refrigerantes que contêm cafeína são os preferidos.

Algumas pessoas usam drogas ilegais ou legais (como o álcool) para se sentirem bem, sendo o café uma delas. O risco de efeitos colaterais com o uso da cafeína em excesso, de acordo com Centro Médico John Hopkins pode nos dar uma ideia sobre o consumo de cafeína:

100 mg de cafeína por dia pode levar a dependência física e sintomas de abstinência quando cessa o uso;

200 mg de cafeína por dia podem aumentar os sintomas de ansiedade e induzir ataques de pânico em algumas pessoas;

Intoxicação por cafeína (veja no DSM-IV-TR os sintomas que mencionamos neste artigo) pode ocorrer em algumas pessoas quando elas consomem mais de 250 mg (mais de 2-3 xícaras) de café coado por dia.
Portanto, vamos olhar o quanto de cafeína contém alguns refrigerantes, chás, energéticos, remédios e fazer uma comparação. Calcule qual é o seu consumo diário de cafeína. 

Se você é como a maioria dos brasileiros, a cafeína faz parte do seu dia a dia. Mas já parou pra pensar na quantidade de cafeína da sua bebida favorita?

Talvez seja interessante que você saiba quanta cafeína ingere por dia, principalmente se estiver com insônia, ansiedade e dores de cabeça. Se a quantidade de cafeína que ingere passar de 500 mg por dia, é recomendado que diminua seu consumo.

Portanto, faça as contas. Quanto de cafeína você está consumindo por dia? Você pode notar que o uso da cafeína está causando ansiedade, ataques de pânico e até insônia.

Como quebrar a dependência pela cafeína?

Comece devagar se você não está tendo problemas sérios devido ao uso.

Você pode diminuir o consumo substituindo por outras substâncias, como o café descafeinado, chás e até mesmo a cevada, que tem ótimas propriedades nutritivas.

Pode também ir misturando o café comum com o descafeinado em cada coada e ir diminuindo o que contém cafeína aos poucos para se adaptar ao sabor.

Mas se você está tendo crises de pânico, o melhor é cortar o mal pela raiz. Não beba mais nada com cafeína, pois o preço é alto. Nada vale a pena se um ataque de pânico é o preço a pagar ou se você depois passa o dia todo agitado porque já sofre de ansiedade generalizada ou outro transtorno que a cafeína aumentará os sintomas.

Provavelmente, se você consome muito café, terá os sintomas da desintoxicação e dores de cabeça, e se for tomar algum remédio para dor de cabeça procure um que não contenha cafeína.

Se você sente que está viciado em cafeína no mês de maio falarei sobre como EFT pode ajudar a largar os vícios. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário