EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

quinta-feira, 7 de março de 2013

EFT MUDANDO OS ESCRITOS DE NOSSA MENTE E ASSIM NOSSO DESTINO


Sou feia! Ninguém nunca vai me amar! Nunca conseguirei  um bom emprego....
Mudando o que está Escrito nas paredes da minha mente
Por: Silvana Prado
A vida está sempre nos trazendo grandes desafios, mediante os quais há dois caminhos a escolher: um é o fracasso; o outro é o aprendizado.

Às vezes perdemos um negócio, o casamento acaba, alguém partiu e nós ficamos presos ao passado, e o que poderia ser aprendizado vira destruição. Mas o que a vida nos traz é  sempre uma oportunidade de crescimento.

Não queremos lidar com a dor, achamos que tudo tem de ser um andar nas nuvens, mas mesmo as nuvens às vezes ficam escuras e trazem tempestades, até para elas tem de haver mudanças.
Outras pessoas, mesmo com as perdas, aprendem e seguem em frente e acabam realizando grandes conquistas, justamente porque o erro é que foi a luz iluminando a nova oportunidade. Tive a chance de enfrentar outro grande desafio em minha vida: pela quarta vez participei de um treinamento de EFT, Emotional Freedom Tecnique[1] . O desafio é ter de, na frente de diversas pessoas que não falam português, fazer a aplicação da técnica em um dos participantes do curso eu... falando inglês.
Mesmo os americanos ficam nervosos quando têm de ir na frente da turma. Para mim a dificuldade duplica, porque o inglês piora, uma vez que o estresse inibe nossa capacidade cognitiva, mas o desafio era justamente este, fazer um curso onde eu pudesse aprender com um professor altamente capacitado, na linguagem em que a técnica teve origem.

É suor, é frio na barriga, é confusão mental, esquecimento! Tudo isso acontecendo dentro de mim quando fui chamada para o primeiro atendimento. Mas o fato é que você enfrenta, funciona mesmo com todas as dificuldades, porque percebe que nós somos mais do que todas essas reações. Depois de alguns minutos o coração acalma, você esquece que tem 20 pessoas mais a professora te olhando, analisando, e se concentra na pessoa que está à sua frente.

A percepção muda, e fica somente a compaixão pela pessoa que esta precisando de sua ajuda. O importante não é mais passar no teste; é diminuir o sofrimento do outro.
Tive a oportunidade de fazer dois atendimentos que, apesar de totalmente diferentes, traziam em si tantas coisas em comum!

Um deles contou que quando criança achava que a mãe e o pai o criticavam demais. Então como maneira de chamar a atenção passou a ter um comportamento revoltado, e sempre que podia os desobedecia, e ficava até feliz quando percebia que os deixava furiosos porque percebiam que não haviam conseguido  controlá-lo. Mas é interessante saber como chegamos a esta descoberta. A queixa inicial dele, quando começamos a trabalhar com o EFT, foi sua negligência com a própria saúde: Tenho de me exercitar e não exercito; não tomo meus medicamentos direito e sou o rei da procrastinação!

Conforme fomos aplicando a técnica, as mudanças cognitivas aconteciam, ele foi se lembrando que não fazia estas coisas também quando criança porque era a maneira que dizia para a mãe: — Você não me controla o tempo todo! Eu falto às aulas de ginástica e não tomo as vitaminas que você me dá! O que foi um comportamento que ele adotou para chamar a atenção dos pais, e ser notado, tornou-se um estilo de vida que, apesar de hoje ser destrutivo, ele ainda carrega, sem perceber que seu passado domina seu presente, o prejudicando em diversas áreas de sua vida.

Por outro lado, outra pessoa que atendi adotou comportamento totalmente diferente. Porque seu irmão causava problemas demais, ela tinha de ser perfeita! Em todos os sentidos, ela tentava, em tempo integral, fazer todo mundo feliz e quando cometia algum erro, os pais a ignoravam como forma de punição. Ela tinha a sensação de que caminhava sobre ovos o tempo todo. Apesar de bonita, inteligente, engraçada, agradável, se sentia imensamente infeliz com sua vida, portanto, a questão que ela trouxe foi totalmente diferente do primeiro atendimento. Ela trouxe o seguinte assunto a ser trabalhado: — Eu choro demais, qualquer coisa me emociona, e às vezes fico constrangida! (Ela havia chorado em todos os atendimentos que outras pessoas haviam feito).

No EFT podemos pegar eventos como estes e resumi-los em uma frase, que são chamados de: Escritos nas Paredes de Minha Mente!

Na mente do primeiro paciente estava escrito: — Você é o maior procrastinador e preguiçoso do mundo!
Na mente da mulher estava escrito: — Não posso cometer erros e quando cometo sinto culpa!
O que percebi foi um desejo nos dois participantes de ser amado, e cada um adotou um estilo de vida diferente para conseguir esse amor. Esse estilo ficou velho, inútil, caiu em desuso, mas de maneira inconsciente continuaram pensando que era uma proteção contra a dor e o medo de não ser amado.
O que me maravilha é como a técnica do EFT, de maneira objetiva e rápida porque cada atendimento não passou de meia hora, leva a pessoa a respostas profundas sem causar mais traumas, sem longas sessões, longas narrativas e conseguimos chegar a fatores desencadeadores dos comportamentos negativos.
Não é um milagre e para essas duas pessoas, ainda existe muito chão emocional a ser trabalhado, mas o começo foi espetacular. No outro dia do curso, a moça não chorou nenhuma vez durante os atendimentos e o moço havia feito seus exercícios com alegria pela primeira vez em anos.

A minha indecisão de aprender essa técnica durou dois anos, porque eu não conseguia entender seu funcionamento e meu cérebro não conseguia aceitar a aplicação de algo que eu não entendia. Até que finalmente diversos estudos foram sendo liberados e hoje podemos ver seus efeitos do EFT durante uma ressonância magnética, podemos ver áreas de relaxamento do cérebro sendo ativadas.

O potencial e a simplicidade da técnica me levaram a enfrentar esses grandes desafios, que, hoje, um dia após o treinamento, apesar da exaustão e do cansado, me inspiram a escrever este artigo porque com o número de pessoas sofrendo que chegam até o Apoiar todos os dias, não podemos ignorar um tratamento tão maravilhoso que, em poucos minutos, traz soluções simples e fáceis, uma vez que a técnica nos ajuda a conectar com a sabedoria Divina e inata que existe dentro de todos nós.



[1].Emotional Freedom Tecnique (EFT) é um tipo de terapia que foi inserida dentro de uma das modalidades da Terapia Energética. Nos Estados Unidos, alguns autores a denominam Psicologia da Energia (ou Energética) e vem sendo desenvolvida nos últimos 20 anos, no entanto, suas origens podem ser encontradas há milhares de anos, através do uso da acupuntura. Emotional Freedom Technique é uma fusão entre as ideias do Leste e Oeste, ela uniu princípios da acupuntura, da terapia Cognitivo e Comportamental e da Programação Neurolinguística. Para saber mais visite o blog - http://eftsilvanaprado.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário