EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

quinta-feira, 12 de julho de 2012


ENTENDENDO E CURANDO DOR E DOENÇAS através do EFT


Comentários Silvana Prado

Dor afeta mais americanos do diabetes, câncer e doenças do coração estes dados são chocantes pois dor se tornou uma epidemia. O uso do EFT pode aliviar e curar muitos tipos de dor.
Qualquer pessoa pode aprender a usar o EFTE mas para se conseguir realmente resultados precisamos entender as causas dos problemas, descobrir o que realmente esta acontecendo no nosso corpo e mente e o porquê a dor se manifestou.
Um dos conceitos hoje conhecidos é o da Arvore a ideia é a seguinte; se você visualizar uma arvore verá o tronco, os galhos, as folhas,  as raízes, podemos olhar cada uma das partes da arvore como  alvos que queremos atingir para resolver o problema.
Vamos começar pelas folhas o que elas representam são os efeitos colaterais, o que esta acontecendo se você tem dor nas costas, as folhas representam as dores, os inchaços, não conseguir dormir a noite, sendo este um dos fatores que podemos fazer o tapping. Você pode trabalhar assim: - Ainda que eu tenha esta dor nas costas....
Se olharmos para os galhos, eles representam as emoções, a raiva que você sente a respeito da dor nas costas, a tristeza, à frustação por não poder fazer coisas.
O tronco são os eventos, as coisas que aconteceram na sua vida relacionadas a dor  que pode ter sido um acidente, uma queda, um diagnóstico.
Por últimos temos as raízes que representam as crenças que temos: - Eu vou ter esta dor para sempre.... a única maneira de melhorar é operar...o médico disse que meu problema não tem solução.
Portanto, quando aplicamos o tapping temos de abordar todas as partes da arvore, ou seja, olharmos os efeitos colaterais, as emoções, os eventos que causaram o problema e suas raízes.
Sabemos hoje em dia que podemos derrubar um dos galhos e a arvore inteira cair, ou talvez tenhamos de usar o tapping em cada um destes elementos que compõe a dor ou o problema  a ser abordado, porque a noção da arvore pode ser usada para qualquer problema físico ou mental.
Também uma coisa que vemos comumente é a pessoa usar o tapping por cinco minutos sentir melhor e achar que não há mais nada a fazer, mas a dor (ou o problema) poderá voltar e ficará parecendo que a abordagem não teve efeito. Mas o trabalho é que não foi terminado.
Uma vez que a pessoa decida qual o problema que quer trabalhar e ela pode escolher qual das partes da arvore ela quer começar a trabalhar com o tapping.
Vamos citar o caso de uma moça que sofreu um acidente, ela foi ao médico e ele disse a ela: - Você vai ter dor nas costas para sempre e pode piorar. Você nunca mais fará yoga na sua vida!  uma pratica importante para ela. Podemos imaginar que, ouvimos este tipo de previsão, geralmente, quando estamos muito vulneráveis, imagine que ela ainda estava lidando com a dor emocional provocada pelo acidente, triste com as perdas e em cima de tudo vem o médico e prevê que ela terá dor para sempre, é como se a informação fosse colocada diretamente dentro do inconsciente dela.
Foi feito a terapia do tapping nela e ela foi liberando cada uma destas partes da arvore, até que finalmente a dor das costas desapareceu e hoje ela pratica yoga sem qualquer problema.
Quando trabalhamos com dor, uma das coisas que queremos perguntar é: - O que eu sei ser verdade sobre esta dor? Exemplos: - Eu sei que tenho um desgaste no disco, sei que tenho fibromialgia, etc, e por isto tenho dor.
Pense no diagnóstico, ou seja, o que seu médico te disse... porque no geral a gente nunca esquece uma informação muito negativa sobre um problema de saúde. Outra coisa importante a considerar hoje é que podemos ir on line e ler sobre o problema, e se a informação é negativa agora você tem mais um trauma que se agregou a sua crença sobre sua doença ou dor?
Portanto você faz um mini-inventario do que esta acontecendo:
Eu tenho isto
Por causa disto
E a previsão do médico e do que ouvi de outras pessoas e pesquisei é esta...
De preferência escreva num pedaço de papel, faça sua lista. Um exemplo pode ser o seguinte:
- Eu tenho esta dor nas costas nível 4.
- Eu escorreguei e quebrei minha 13ª vértebra
- Estou com disco desgastado
- Meu médico disse que nunca vou sarar e que posso esperar que vai piorar
Ou
- Meu médico disse que vou precisar de cirurgia em um ano.
Então você cria uma crença que representa a raiz da arvore.
Estes exemplos são frases que você pode escolher trabalhar na sua Sessão de Acupuntura Emocional (EFT)
Um exemplo do procedimento seria assim, se escolhermos trabalhar o diagnostico e os eventos:
Pense na dor e de um numero de 1 a 10.  Escreva junto com sua lista.
O Protocolo inicial:
1.      Ainda que eu tenha este disco desgastado nas minhas costas, eu me amo e me respeito completamente.
2.      Ainda que eu saiba que tenho este disco desgastado nas minhas costas eu me amo e me aceito completamente.
3.      Ainda que meu médico tenha dito que tenho o disco desgastado nas minhas costas e eu sei que isto é verdade, eu me amo e me e aceito completamente.
OT -  2ª Parte do Protocolo- Sequencia
(IS – Inicio sombrancelha)
(LO – Lado do olho), (AO – Abaixo do olho), (NA – Abaixo do nariz), (AB – Abaixo da boca)
(OC – Osso do colarinho), (TC – Topo da cabeça).
IS – este disco desgastado
LO - este disco desgastado nas minhas costas
AO - este disco desgastado é  doloroso
AN – o médico me disse que tenho um desgaste no disco
AB – o médico me disse que sempre terei dor
OC – o médico me disse que vou precisar de cirurgia
DB – o médico disse que a doença é degenerativa, portanto, vai piorar
TC – a única maneira de melhorar é eu tomar remédio para dor
IS – eu acredito que terei esta dor para sempre e vai só piorar
LO- este disco desgastado nas minhas costas
AO – este doloroso disco desgastado
AN – esta dor terrível
AB – acredito que só vai piorar
OC- acredito no que os médicos me disseram
AB – acredito em tudo o que médico disse
TC - este doloroso disco desgastado
Respire profundamente.
Obs. Neste caso foram abordados todos os temas da lista que citamos acima, por isto é importante fazer a lista, mas cada tema pode ser abordado separadamente, por exemplo só a parte: - Ouvi dizer que esta dor só vai piorar... (de um numero para o quanto você acredita que sua dor vai piorar de 1 a 10). No inicio sua crença que vai piorar pode ser nível 8, e depois do tapping você muda seu estado mental e pode estar pensando: - Talvez eu tenha outras opções de tratamento, fisioterapia, massagem, o próprio tapping.
O objetivo não é aconselhar ninguém a não acreditar em seu médico e ignorar os avisos dele, mas sim que o paciente tenha segurança para tomar suas decisões, reduzir o estresse a respeito do problema, pensar com clareza para que ao tomar uma decisão séria como, por exemplo, fazer a cirurgia, que esta decisão seja feita em um lugar onde a mente possa estar em paz, e não ansiosa, com medo sem saber o que fazer, tipo: - Disseram que isto é verdade então tenho de fazer.
Porque o que o médico disse pode contribuir para aumentar a dor, e neste caso estamos falando do efeito placebo que hoje, de acordo com estudos, acredita-se que 2/3 do efeito dos medicamentos é resultado do efeito placebo. O Nocebo efeito também é poderoso no sentido de produzir um efeito negativo. E mesmo que o paciente venha a necessitar de cirurgia se ele esta seguro e calmo a probabilidade da cirurgia ter sucesso aumenta bem como a rapidez na recuperação do paciente.
Outra maneira de abordar a dor é focando-se na emoção (os galhos), as perguntas a serem feitas seriam estas:
-Se existisse uma emoção nesta dor qual seria ela?
- Se esta dor representasse alguma coisa o que seria?
- Qual estória você contaria a respeito desta dor?
Outras perguntas interessantes são:
- quando a dor começou? O que estava acontecendo na sua vida naquela época? – O que seria o evento que causou a dor, o tronco.
Outra pergunta- quem representa esta dor, por exemplo, se você tem uma dor no pescoço, voce se perguntaria: quem é a dor no meu pescoço?
Outra pergunta: quando você pensa na dor qual pessoa vem a sua mente?com quem vc associa a dor?
Outra pergunta: - como vc se sente a respeito desta dor?
E estas perguntas estão relacionadas as emoções, estou com tanta raiva por causa desta dor, estou frustrado...
Outra pergunta seria: como você sente a respeito de si mesmo quando pensa na dor? E a resposta pode ser: - Não acredito que não consigo me livrar desta dor. É minha culpa sentir esta dor porque eu fiz tal coisa.
O que esta dor diz sobre quem você é? Esta dor mostra que sou um fraco (a), ela mostra que sou frágil
Outra pergunta: Quem você seria sem esta dor? E muitas pessoas num primeiro momento diriam: seria fantástico, quantas coisas eu poderia fazer! Mas a outra pergunta seria: qual o lado negativo de ficar sem esta dor?
Mas porque alguém iria querer ficar com dor? O lado negativo, por exemplo, seria que a pessoa estivesse afastada, sem precisar trabalhar, recebendo o salário, se ela melhorar ira perder dinheiro e a folga do afastamento. Ou se a pessoa usa uma dor de cabeça para evitar algumas situações, ficando sem a dor como ela evitará as situações que não gosta?O objetivo não é culpar ninguém, mas ter um conhecimento mais profundo sobre o que causa e perpetua o problema, a dor, a emoção. Pois fazemos estas coisas para nos mantermos seguros.
Outras perguntas: -  esta dor tem uma mensagem para você?qual seria? A resposta poderia ser eu estou trabalhando demais e a dor me faz parar. Meus olhos doem demais porque fico tempo demais no computador.
Outra abordagem é tentar dar significado para a dor: qual a qualidade da dor, qual a cor, ela é aguda ou mais alastrada?
O interessante seria fazer o protocolo em cada um dos itens descritos, mas conforme já foi dito as vezes trabalhamos um problema e outros relacionados desaparecem, isto acontece não sabemos ainda porque.
Mas uma das coisas mais fantásticas do tapping é que a pessoa pode estar com dor por anos e em minutos, horas ou dias consegue resultados fantásticos. Mas no geral é um processo e quando voce se livra da dor outras coisas podem surgir. Por exemplo, uma pessoa tímida que  criou dores de cabeça para evitar situações sociais, quando ela fica sem a dor, como ela lidara com as situações sociais que não gostara de atender? Aprenderá a dizer não? Aprenderá a conviver melhor socialmente? Ou irá arrumar outra dor?
No livro que estou terminando serão demonstrados vários exemplos deste procedimento, mas estarei colocando alguns em breve.
Boa sorte! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário