EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

COMO USAR EFT EM CRIANÇAS



Quando seu filho tem um problema na escola, e chega em casa chorando ou gritando de raiva, como você
reage a situação?
Tenta acalmar seu filho com palavras suaves? Fica escutando atentamente para demonstrar que se preocupa? Você tenta distraí-lo de suas emoções com outra atividade?
Você tenta oferecer soluções ou ajuda a resolver o problema?
Você o rejeita, porque pensa que ele está exagerando?
Você se sente frustrado e impotente, porque você não tem ideia do que fazer?
Essas podem ser algumas das maneiras que os pais respondem a uma criança que está no meio de uma crise emocional.
Os pais sabem que pode levar algum tempo até que a criança se acalme.
Quando a criança não é ajudada a lidar com problemas ela pode aprender a internalizar a raiva, sem um meio adequado de liberá-la. Às vezes os pais não têm o tempo, energia e recursos para lidar com uma criança em crise.
O EFT (para saber mais visite eftsilvanaprado.blogspot.com.br) é uma técnica que pode ajudar a crise emocional de seu filho ser tratada em poucos minutos, se for aplicada de maneira correta, é claro.
Para os pais que não ouviram falar, EFT é uma técnica notável e segura, e ajuda a criança, e mesmo adultos, a liberar naturalmente emoções negativas. O processo é muito simples - batendo delicadamente em diferentes pontos de acupuntura que existem no corpo, ele ajudará a liberar a energia relacionada ao evento, acalmar e fazer a criança pensar de maneira nova sobre o que aconteceu, ajudando a aceitar ou ver novas opções referentes à resolução do problema. EFT é um método de capacitação para a criança e os pais.

Uma mãe disse-me recentemente sobre sua filha de 7 anos, que chegou da escola um dia, em tal fúria sobre uma briga que havia acontecido, que ela, não só foi totalmente pega de surpresa pela raiva intensa de sua filha e de ódio para com o menino que causou o problema, mas também porque não soube como ajudá-la.
Com o EFT ela poderia ter feito uma sessão para ajudar a filha a liberar a raiva e se acalmar, mas apesar de ter ficado muito tempo tentando acalmar a filha percebeu que não foi bem sucedida e a filha foi para cama chorando.
Quando uma criança (ou adulto) está com raiva, segundo a teoria de EFT, o que realmente ocorre é uma interrupção no sistema de energia do corpo e, ao usar a técnica limpamos este bloqueio, o que traz alivio instantâneo, principalmente em crianças. Isto pode acontecer muito rapidamente.
Sabemos que o EFT funciona em crianças e adultos, no entanto, as crianças conseguem resolver seus problemas de maneira muito mais rápida. Depois de fazer algumas rodadas de EFT, as crianças, muitas
vezes, perdem a carga emocional em relação ao assunto, deixando-as livres para irem se divertir e desfrutar sua infância preciosa. Ensinando seu filho a fazer o EFT, quando ele estiver com algum problema você pode:
Ouvir a sua história e ajudá-lo a começar bater nos pontos de acupuntura enquanto contam o problema, enquanto isto, você deve permanecer neutro, simplesmente ouvir (sem reação ou julgamento), enquanto somente incentiva o uso do EFT.
Quando a criança acabar de contar pergunte: "O que está mais te incomodando neste momento em relação ao que aconteceu?" E continue a ouvir enquanto ela continuar batendo nos pontos recomendados pelo EFT. Com certeza em alguns minutos a raiva que sentia antes de começar o EFT terá sido significativamente reduzida e tudo o que você teve de fazer foi ouvir e continuar a estimulá-lo a bater nos pontos.
Uma criança que for devidamente treinada pode até usar EFT sozinha. Há também casos em que a crianças não sabe expressar bem o que está sentindo, mas o simples fato de pensar na tristeza, ou raiva, e bater nos pontos a ajudará a se sentir melhor, processar as emoções ao invés de deixar tudo guardado dentro de si ou suprimi-la.
A infância pode certamente ser um período turbulento, mas com EFT podemos equipar as crianças com uma ferramenta simples para ajudá-las a gerenciar suas próprias emoções em momentos de crise. Ensinar às crianças o EFT não só é uma excelente maneira de ajudá-las a lidar com traumas emocionais do dia a dia, mas também impede que as cicatrizes emocionais da infância sejam carregadas para vida adulta.
Além disso, uma criança que usa todos os dias EFT fortalece sua capacidade de resistência pessoal e aumenta a sua inteligência emocional.
EFT é uma habilidade de vida sem a qual nenhuma criança deve ficar!
No workshop do próximo dia 20 você poderá aprender como fazer EFT para crianças!

4 comentários:

  1. Olá! como posso aplicar EFT em minha filha de 3 anos e meio quando ela estiver "presa" na manha? Por exemplo, as vezes ela começa a choramingar num ritmo meio hipnótico e fica assim por muito tempo (meia hora, 40 minutos, as veze mais) e simplesmente não para de choramingar ou chorar, por mais que eu faça de tudo!
    Outras vezes ela grita enquanto chora convulsivamente, por uma hora ou mais e eu simplesmente não sei o que fazer. Não consigo nem chegar perto, porque ela berra ainda mais!
    Como posso ajudá-la a se acalmar rapidamente nessa crises?

    Desde já agradeço!
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Patricia o uso do EFT em crianças é muito fácil, você tem de saber os pontos e pode usar um bichinho de pelúcia para ela projetar os sentimentos, tipo: o ursinho não para de chorar, ele está com raiva. Depende muito dos detalhes. Tem um caso especifico sobre isto de um dos terapeutas dos Estados Unidos ela disse que enquanto a criança chorava ela simplesmente bateu nos pontos até a criança acalmar. Mas a menina deixou a terapeuta bater nos pontos se sua filha não deixa então o jeito é trabalhar de maneira preventiva antes dos eventos. Mas no geral a criança faz isto por alguma razão e eu apesar de trabalhar com crianças prefiro tb que uma psicologa veja a criança para ter certeza de outros problemas que possam estar afetando. Ja tivemos mães que aprenderam EFT no grupo eu dei pequenas instruções e problemas de medo foram resolvidos e não voltaram, e é impressionante porque poderia levar meses de terapia mas com EFT teve resultados em poucas sessões da criança com a propria mãe. Mas alguns casos percebemos que os pais estão tendo problemas, irmãos, brigas, bullying e sendo projetados na criança,então estes fatores tem de ser endereçados. Portanto, tente fazer de maneira simples usando os pontos em um bichinho e se nao funcionar vc deve procurar um psicologo pois é a melhor proteção para vc e sua filha. abraços estou a disposição para maiores informações.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Silvana! Eu até esqueci de comentar que eu uso muito EFT, tenho alergia (urticária) e desde que conheci o EFT eu não tenho mais tomado o remédio. Sempre que uma crise aponta no horizonte (geralmente uma coceirinha em algum lugar) eu já começo a fazer e nem fico mais com os angioedemas. Eu gostaria mesmo é de erradicar a praga da alergia da minha vida mas acho que eu ainda não descobri o gatilho emocional delas - conheço apenas os físicos que são bebidas alcoolicas fermentadas, uva, glutamato monossódico....
    E o engraçado foi que, fazendo EFT para a alergia, eu me livrei da fobia de aranha! Efeito colateral engraçado, não?
    Vou tentar fazer o tapping nos pontos quando ela estiver "surtada" de alguma maneira.
    Obrigada pela ajuda por enquanto! Eu volto aqui para contar se deu certo!
    Abraço,
    Patricia

    ResponderExcluir
  4. Patty eu aprendi que alergias são estado de alerta exagerado, meu filho é tem alergias, e eu faço eft para ele falando, o mundo é seguro, fique tranquilo, tudo esta esta certo, vc esta protegido, não existe preocupações, etc ... esta sendo excelente.

    ResponderExcluir