EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EFT E PANICO - APOSTILA DE SILVANA PRADO 1o Capitulo! Somente uma pessoa que sofreu uma crise de pânico pode imaginar os efeitos devastadores em nosso corpo e mente. Conforme indicam alguns estudos mais de 12 reações ocorrem durante uma crise, tornando-a a mais complexa produzida pelo nosso corpo e mente. Relato estes detalhes em meu livro O Prisioneiro do Medo. Basta alguns segundos e quando percebemos formos arrebatados pelas sensações físicas, mas também por pensamentos tão horríveis que a única explicação é a morte iminente. A vida passa a ser uma fuga constante, da outra crise, e passamos a viver com medo do medo. Os medos vão criando raízes imperceptíveis em nós, passamos a evitar lugares, eventos e até pessoas, por fim o único lugar seguro é nossa casa ou de algum familiar. O sentimento de que uma maldição esta tomando conta de nós, pois, nada pode explicar algo tão horrível acontecendo, torna o pânico invencível aos olhos do portador. Ele tem todo o poder, aparece na hora que quer como quer. Somos vitimas impotentes em suas garras. Uma batida diferente do coração é o suficiente para perdemos o ar. Algumas pessoas ficam atentas as menores reações e quando estas aparecem vão jogando gasolina no fogo da ansiedade até que ela exploda em uma crise total de pânico. Muitos desenvolvem o chamado duplo diagnostico, ou seja, passam a ter outro transtorno como a depressão, eu particularmente tive episódios de Transtorno Obsessivos Compulsivo, o famoso TOC. O que parecia não poder ficar pior começa a apresentar outros aspectos adicionando dor e desgaste ao nosso sofrimento. Eu me sentia em uma prisão, por isto o titulo do meu livro é O Prisioneiro do Medo . Os estudos me ajudaram e conhecer praticas que me libertaram do pânico, sem medicamento ou terapia. Fiz muitas mudanças, adquiri hábitos saudáveis, e sou capaz de manter uma disciplina que poucas pessoas conseguem. Os anos não me afastaram destas praticas, mas a maioria das pessoas que conheço e ensinei o que aprendi para me curar (profissionais não gostam da palavra cura, mas eu me sinto curada e uso o termo sem qualquer medo) assim que melhoram abandonam estas praticas e voltam a antigos hábitos negativos, entre eles: estresse constante, consumo de substancias que intoxicam o corpo e impedem a mente de funcionar com o potencial que temos, e pensamentos negativos constantes, estes os ingredientes perfeitos para que as crises voltem. O solo da mente está preparado e as sementes que ficaram adormecidas voltam a germinar. Talvez em sintomas de ansiedade, insônia, agitação, falta de concentração, que são ignorados até que o corpo não suporte mais e volte a explodir em crises de pânico, ansiedade. O mesmo processo acontece para depressão, mas em níveis diferentes, com emoções diferentes, mas o que vejo é o abuso e a negligencia com o que de mais precioso temos: o corpo, santuário da alma. Um psiquiatra que leu meu livro me escreveu o seguinte: - Não exija das pessoas que chegarem até você, o que conseguiu realizar, porque, são poucas pessoas que conseguem ter uma vida disciplinada como a que você adotou. Tantos pacientes que vejo não melhoram nem com terapia, nem com medicação. No geral o que a pessoas escutam seus médicos, ou veem em matérias de jornais e TV é que o pânico é crônico, e não tem cura. A menos que você busque um médico que tenha uma visão holística do ser humano e não teve seu cérebro programado por laboratório farmacêuticos, isto se torna a realidade delas: vou ter esta doença para sempre! Assim nos 15 anos que sou presidente do Grupo Apoiar, (www.apoiar.org.br) , eu vi milhares e milhares de pessoas passarem pelo Apoiar e desistirem do tratamento, dos 7 Passos para Recuperação, pois, achavam tão difícil praticar de maneira constante os passos. Na verdade estes passos são hábitos que qualquer pessoa de bom senso e saudável deveria praticar, são fáceis, não tem nenhum custo financeiro mas as pessoas, no geral, não fazem ou só fazem quando estão muito ruins. Estudei nestes quinzes anos diversos tipos de terapias, fiz curso de Medicina Ayurvédica, de Neurolinguistica, Florais de Bach, Hipnoterapia, Meditação, sendo esta ultima, a que mais me ajudou ao longo dos anos, eu pratico meditação todos os dias pelo menos uma hora e gravei 3 lindos CDs que ajudam as pessoas a aprenderem de maneira fácil a acalmar corpo e mente. Mas as pessoas não faziam, nem 20 minutos ao dia, nem 10, nem 5. Com raras exceções é claro. Finalmente, há 5 anos atrás quando fui a Málaga, fui introduzida a uma técnica chamada Emotional Freedom Technique EFT. Como muitas pessoas tive enormes dificuldades em acreditar no efeito imediato e, muitas vezes, permanente do EFT tanto no tratamento de problemas físicos como emocionais. Somente depois de dois anos que aprendi o EFT é que me interessei de verdade em estuda-la, o mais interessante: foi justamente pacientes meus que não respondiam a nenhum tratamento que, eu usava o EFT como ultimo recurso, e não importa o problema, sempre tinha resultados...surpreendentes. Comecei e estudar, foi nos Estados Unidos 3 vezes fazer cursos pois eu queria aprender com professores qualificados, treinar com eles e assim hoje praticamente trabalho com EFT o tempo todo. Recomendo meditação a todas as pessoas que me procuram tanto nos trabalhos em grupo do Apoiar como em tratamentos individuais. Os resultados em grupos são também surpreendentes. Finalmente resolvi escrever um livro sobre EFT, e as próximas paginas foram retiradas justamente um dos primeiros capítulos do meu livro que será lançado até o final deste ano de 2013. Esta apostila é destinada a pessoas que sofrem de ansiedade e pânico. Pretendo escrever outras sobre depressão, medos específicos, mas o leitor entendendo a essência do EFT poderá com certeza passar a usar as sequencias adaptando para outros problemas. É importante ressaltar que este trabalho não pretendo substituir nenhum tratamento psicológico ou médico, é na verdade, uma complementação.

6 comentários:

  1. Muito obrigada pelo esclarecimento. Estou iniciando meu conhecimento é prática da EFT para curar a mim da síndrome do panico que me acompanha a exatos 30 anos (estou com 50) ,, e vem consumindo minha vida lenta e desesperadamente. Tenho certeza que vou me curar. Obrigada. Rita de Cássia.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ajudara, ja trabalhei com uma pessoa com panico fizemos so uma sessão, ela teve uma melhora impressionante, e hoje depois de uns 6 meses, fez o workshop de EFT que ministro, ela esta ajudando outras pessoas. entao boa sorte. Voce tera resultados maravilhosos.Silvana

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana.
    Na sua opinião uma pessoa com pânico pode ficar curada através da técnica da EFT?

    ResponderExcluir
  4. Alê, enviei um email para você com a resposta! abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, Silvana!
    Gostaria de saber se uma pessoa com TOC e fobia social pode ser curada com a EFT?

    ResponderExcluir
  6. Else, o EFT muda a configuração do cérebro fazendo uma reconsolidação das memórias que são as causas dos problemas. A técnica melhora a parte física que influi na parte mental e vice versa. De acordo com estudos não existe uma técnica que ofereça mais benefícios em transtornos como os que citou como o EFT veja no meu site http://www.silvanaprado.psc.br/artigos.html estudos científicos sobre o assunto. Tendo dito isto na minha pratica como Coach em EFT só posso dizer que venho tendo sucesso enorme com estes tipos de transtorno em pouco tempo. A cura é um processo que temos de estabelecer por toda a vida. A doença é só um aviso entramos em estado de desequilíbrio e voltará quando passarmos a descuidar do corpo e mente mas para nos mostrar que precisamos reavaliar nossa vida. Assim tenho pacientes que nunca mais tiveram panico porque decidiram mudar as causas do panico e com ajuda do EFT se curaram enquanto outros fazem mais ou menos e estão sempre pipocando com sintomas, mas mesmo assim dizem que estão melhores do que nunca. Assim a cura depende mais de nós porque se voce aprende e não usa... não vira nada. Espero ter respondido sua pergunta.

    ResponderExcluir