EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nova técnica para tratamento das dores de cabeça


Comentários sobre o trabalho de Julie Schiffman
Por: Silvana Prado


Nada pode estragar o seu dia como uma dor de cabeça. Mais ou menos 45 milhões de americanos sofrem de dores de cabeça crônicas, sendo que 28 milhões sofrem de enxaquecas. No Brasil não sei se existem estatísticas.

Os resultados do EFT para dores de cabeça e enxaqueca, são excelentes. Julie tem trabalhado com centenas de pessoas que sofreram deste problema, alguns sofrem há anos, outros há décadas.
Existem diversos tipos de dor de cabeça, uma delas é causada por tensão ocasional, sendo essa a mais comum hoje em dia, mas também existem pessoas que sofrem de terríveis dores como a enxaqueca e cefaleia, e estas dores as debilitam, pois, podem durar dias.


A maioria das pessoas simplesmente toma medicação, um analgésico ou algo parecido, e não percebe que não tem de sofrer com a dor; poderiam evitá-la ou diminuí-la e a maneira de fazer isto é ouvir o que seu corpo está falando. Uma vez que seja feita uma abordagem física que trata também os componentes emocionais, no geral a dor desaparece.

Existem três maneiras diferentes que podemos usar EFT para a dor:
1. Uma é fazer o EFT (tapping) quando a dor aparecer.
2. Outra maneira é fazer o tapping antes dela acontecer, porque algumas pessoas sofrem de dor de cabeça cíclicas. O que isso significa: basicamente, é que elas sabem, devido a alguns sinais, como mudança no tempo, mudança hormonal, quando a dor vai começar. Sendo este o caso podem, todo mês, um ou dois dias antes, fazerem o EFT, para não deixar a dor aparecer.
3. A terceira maneira é fazer EFT para a ansiedade antecipatória causada pelo medo da dor, como é o caso de quem sofre de enxaqueca.

A maioria das pessoas que vejo, quando vem ao meu consultório, não está sentindo dor. Elas chegam e dizem: “Estou sofrendo dessas dores de cabeça e percebi é que acontecem durante a TPM.Ou “Eu noto que quando estou comendo certos alimentos que tenho dores de cabeça.” ou, “Quando estou sob muito estresse tenho dores de cabeça.”

Então, vamos falar sobre essas crenças, ou vamos abordar as coisas que o paciente sabe que são gatilhos, e, assim, criar um estado de equilíbrio, porque, no geral, o paciente só se concentra em como é horrível a dor.

Entendo que às vezes é complicado para as pessoas aceitarem que existe um componente emocional, então ensino a elas a fazerem EFT para os sintomas do momento, pois, sabem exatamente o que está acontecendo. E peço para serem o mais específicas possível. A maioria das pessoas diz: “Eu não sei o que falar quando faço EFT em casa”.

Aconselho que imaginem que estão falando com o seu médico. Faça de conta que você está falando com sua melhor amiga, sua mãe, seu cônjuge. Porque as pessoas gostam de falar sobre como se sentem, quando se trata de dor. As pessoas gostam de reclamar, querem alguém, sentindo solidária com elas.

Então, tente ser realmente específico. Primeiro é preciso reconhecer onde ela está localizada, como ela começa. As pessoas sabem descrever exatamente onde a dor começa, algumas dizem: “É do lado direito.” “Está no meu olho direito, e parece que alguém está furando meu olho”. Então você quer ser específico. Às vezes é no topo da cabeça, é sobre as sobrancelhas, esse tipo de coisa.
Em seguida descreva a dor exatamente como ela é. E as pessoas normalmente descrevem da seguinte forma: “É latejante, parece uma faca sendo enfiada na minha cabeça, batidas dentro da cabeça, pressão, agulhadas”. Esses são apenas alguns exemplos, pois todo mundo tem sua própria maneira de descrever.

A próxima coisa a fazer é avaliar a dor. eu sempre recomendo que as pessoas usem uma escala, avaliem a dor de 0 a 10, sendo 10 o maior nível de dor e 0, é claro, sem dor.

E esta parte é muito importante para poder comparar no final de cada rodada. Se o paciente diz que a dor está no nível 8, e você faz uma rodada e cai para 7, então você sabe que não houve quase mudança, então talvez a abordagem não esteja correta. Agora, se a dor desceu para 3 ou 2, o caminho está certo.


Apenas para recapitular, a primeira coisa que temos que fazer é sermos específicos sobre onde a dor está localizada! Usar as próprias palavras do paciente e, em seguida, avaliar o nível da dor. Quanto mais específico for, melhores resultados vai obter.

SEQUENCIA PARA DOR PUBLICADA NO JORNAL MENTE LIVRE. www.apoiar.org.br