EFT SILVANAPRADO

Artigos, vídeos e MP3 sobre a técnica EFT, uma acupuntura sem agulhas que de maneira simples e rápida muda os programas internos que causam infelicidade. Aprenda a ser feliz!

sábado, 16 de março de 2013

Mude a conversa, mude sua vida...usando EFT


Carol Turtle - Tradução: Silvana Prado
  É tão simples, mas tão desafiador conseguir mudar a nossa conversa. Parece uma ideia bastante fácil, mas é complicado se comprometer a fazer isto, é difícil deixar de repetir nossas velhas histórias... Qual a razão para tal dificuldade? Talvez, porque queira ou não, somos um pouco casados com as conversas velhas sobre castigo, negatividade, e tristeza.

Então, quando nossa situação parece sombria, é sobre coisas negativas que temos a tendência de falar. Mas há um enorme poder em nos focar no que queremos, e no rumo que queremos dar a nossas vidas – e o primeiro passo para mudar a direção de nosso destino é a de mudar a nossa conversa. Em primeiro lugar é preciso mudar a conversa em nossa própria cabeça! Sim, é aí que muitas vezes começa a negatividade, é ai que ela tem mais força. Nós nem mesmo percebemos quão negativos somos, ou as frases negativas que sempre dizemos a nós mesmos, como "Nunca vou arrumar um emprego que gosto... Eu não deveria ter esperanças... Sou apenas um fracasso..." porque nós vemos estas ideias como a "verdade" de nossas vidas.

 Que a conversa negativa tenha se tornando sua "verdade" e que esta verdade tenha se tornado sua vivencia, pode ser uma realidade e sua mentira, mas é justamente quando você percebe esta ilusão, que o seu poder pessoal aparece e você descobre que, ao mudar a conversa interior vai mudar o que e quem aparece em sua vida. Vale a pena ser inspirado por esta nova verdade – porque mudanças em sua energia vão elevar a sua vibração, então você ira atrair mais do que quer – seja um relacionamento, um emprego melhor ou algo material.

Mas como fazer essa transformação importante e mudar a conversa que está tendo com você mesmo e com as pessoas?
Experimente estes passos simples:
1) Observe o conteúdo, direção e tom da conversa que costuma ter. Você fala de sucesso e abundância ou medo e fracasso?
2) Escolha a conversa "nova" que quer ter.
3) Sempre que se ouvir usando a conversa antiga, substitua-a por um assunto novo que decidiu se concentrar.
4) Elimine todos barreiras que você tem e que o estão impedindo de alterar a conversa (usando EFT para cada uma delas).
5) Continue a ser inspirado para escolher a direção de suas conversas diárias.
 Estou ciente de que estes passos parecem bastante simples e de bom senso, mas para conseguir seu objetivo você precisa primeiro se sentir inspirado para alterar a conversa negativa, ou você não será atraído para fazer as mudanças.
 Então, por que você quer mudar a conversa? Qual é o grande ganho na mudança?
O grande prêmio é que, quando você trabalha para ter uma conversar mental e oral mais positiva, se sentira melhor física e emocionalmente, a energia positiva trazida pela nova conversa irá abrir a porta para a abundância... e você vai notar melhoras imediatas!
Então, a menos que você ame tudo o que esta aparecendo em sua vida agora, mude sua conversa, se livre da resistência que tiver sobre mudanças e desfrute os benefícios que irão fluir em sua experiência. Lembre-se que nossos pensamentos são reais e transportam energia...

NOSSA VIBRAÇÃO É IMPORTANTE!Lembre-se que o Universo ouve a sua vibração, não suas palavras. Os princípios da Lei da Atração nos ensinam que vamos receber mais do Universo se nossa vibração estiver alinhada com o que ele pode nos dar (abundância, amor, saúde). Altas vibrações (de alegria, gratidão e apreço) sempre precedem abundância aparecendo em sua vida. Quando o universo é capaz de receber de você um sinal claro ou mensagem positiva – (sem interferência energética de suas atitudes negativas), então a Lei da Atração começa a trabalhar em seu favor.

São as suas conversas (e, portanto, sua vibração) sobre gratidão e possibilidades?

Abaixo você encontrará as frases para um protocolo do EFT que irão ajuda-lo a se inspirar e se libertar dos blocos energéticos negativos e, então, ser capaz de atrair o que deseja em sua vida.
Quando você muda sua vibração, você vai mudar sua vida, então vá em frente, eleve a sua vibração por ser inspirado a mudar a conversa!

 1. EFT FRASES SEQUÊNCIA:
Frases-OBJETIVAS do EFT para este tópico são os seguintes:
Ao bater o ponto karate chop ou na mão, repita essas frases em voz alta, (ou você pode mudar as palavras para outras que descrevam sua situação).
"Mesmo que eu venha tendo esta conversa negativa comigo mesmo e com os outros, estou optando por uma conversa positiva a partir de agora".
"Mesmo que minhas conversas negativas tenham sido bloqueios para minha abundância material e espiritual, eu me amo e me aceito completamente".
"Mesmo que eu tenha o hábito de manter conversas negativas, escolho amar e perdoar a mim mesma de qualquer maneira".
No desenho ao lado estão os pontos que devem ser estimulado ao dizer cada uma das frases abaixo. Você pode repetir a rodada positiva mais de uma vez, se desejar. (Se você é novo, por favor, EFT ver um gráfico dos pontos no meu blogg eftsilvanaprado).
*** Agora para as frases que ajudam a focar no problema ***
IS: (Inicio Sobrancelha): "Eu estou muito acostumado com a velha conversa de negativa".
LO: (Lado Olho): "Não admira que eu continue a atrair as mesmas coisas".
AO: (Abaixo Olhos): "Eu sempre reclamo das mesmas velhas coisas".
AN: (Abaixo Nariz): "Sei que minhas velhas e negativas conversas não estão me ajudando"
AB: (Abaixo Boca): "Eu desejo e quero ter uma nova conversa".
OC: (Osso do Colarinho): "Eu tenho esse hábito ruim de ter conversas negativas".
EB: (Embaixo do Braço): "Eu sempre perceber o que não está indo bem..."
TC: (Topo Cabeça): "Agora sei que essas conversas negativas estão bloqueando meu progresso".
*** Agora, outra rodada focando no positivo e na solução. ***
IS: "Eu quero e desejo mudar minha conversa.”.
LO: "Eu quero que seja fácil conseguir mudar a conversa”.
AO: "Eu escolho me sentir inspirado para mudar a minha conversa”.
AN: "Eu quero me focar em uma nova conversa que fale de sucesso”.
AB: "Eu sei que preciso mudar e me concentrar em uma nova conversa".
OC: "Eu me sinto inspirado para mudar as minhas conversas”.
EB: "Adoro me sentir inspirado para mudar a minha conversa".
TC: "Eu escolho mudar as minhas conversas todos os dias da minha vida”.

Termine agradecendo, batendo ou não nos pontos: – Obrigado, Universo por me ensinar a mudar a minha vibração e a minha conversa. Sinto-me mais conectado com a abundância! Obrigado, Universo por me permitir sentir inspirado para mudar a minha vibração e conversa... Estou ansioso para resultados edificantes! Obrigado, Universo para tornar tão fácil para mim mudar a conversa... Eu já sinto a mudança vibracional e o poder que ela me traz!

Você pode continuar fazendo a EFT usando frases que reflitam de maneira mais exata o seu momento e sua realidade. Se você se esforçar e praticar todos os dias em pouco tempo terá resultados surpreendentes.

... é no silêncio que encontramos forças, Deus nos fala no silêncio



Editorial por: Silvana Prado
Este mês o jornal era para ser sobre os 15 anos de Apoiar, no entanto, aqui estou olhando para o computador sem saber direito o que escrever, e apesar de tudo o que está acontecendo em minha vida tentar passar uma mensagem positiva.
Eu queria poder escrever só sobre alegria, crescimento, conquistas, mas de vez em quando a vida pega a gente de um jeito que fica difícil até respirar.

Você sabe que está com problema sério quando, ao chegar para uma visita no hospital, a recepcionista e enfermeiras já sabem seu nome, perguntam como vai o paciente que você está visitando, ou seja, você está indo demais ao hospital.

Em fevereiro passei um mês dificílimo com as internações de minha mãe, ao ver o sofrimento dela e de toda a família que está envolvida na dor.

Dizem que trauma é quando você está numa situação onde a dor é insuportável. Você não tem saída da situação e não tem nada para fazer que possa resolvê-la. Assim é um trauma — ver alguém que amamos num sofrimento enorme e, muito pouco pode ser feito; você tenta dar conforto material, espiritual, mas a dor continua para você e para o doente.

A gente reza, pede isto pede aquilo, de repente você pensa: — Não tem ninguém ouvindo! Porque eu continuo a rezar? Depois de muita reza, resolvi parar de rezar, chegou num ponto que eu não sabia mais o que pedir e para que pedir se você não é atendido. Eu pensei que poderia fazer alguma coisa que não me deixasse com a sensação de tanto abandono.

Lembrei-me de uma meditação que aprendi nesta minha última viagem, você respira fundo quatro vezes focando na área do coração, depois começa se lembrar de um momento muito feliz que lhe encha o coração com o sentimento da gratidão. A gratidão traz equilíbrio aos dois lados do cérebro. Respirando e sentindo a gratidão em seu coração, pense no seu problema. Eu passei a fazer isto todos os dias e imaginava minha mãe recebendo toda esta energia amorosa. Não sei se a ajudou, mas me ajudou demais.

É difícil às vezes frente ao sofrimento aceitar o momento como ele é, ficar em paz mesmo frente a dor... a gente acha que tem de fazer alguma coisa, Deus eu tenho de fazer alguma coisa! Senão parece que você está falhando, que é negligente! Mas e se o que for pedido a você é que tenha equilíbrio, e que, ao invés de desespero, sinta harmonia e aceite o momento como ele é?

Talvez esta seja a coisa mais difícil a fazer, eu estou cansada de saber disso, afinal todos estes anos estudando o Budismo me ensinaram alguma coisa: é no silêncio que encontramos forças, Deus nos fala no silêncio. Saberemos o que fazer quando ouvimos o silêncio, quando paramos todo barulho e permitimos a paz fluir em nosso corpo e mente. Mas que lição difícil, eu vivo esquecendo!

No meio de tanta dor, Deus gosta de provar minha fé. Chego uma noite em casa e meu cachorrinho, que era uma luz na minha vida, tinha partido deste mundo! Se alguém me dissesse que um ser humano podia sofrer tanto com a morte de um simples cachorrinho, eu diria que era um absurdo! Mas pode, ele me acompanhou de maneira incansável durante minha quimioterapia, não saia do meu lado no quarto escuro que me escondia. Eu sempre disse que ele é um espírito de luz que Deus enviou para me ajudar a passar tanta coisa, era amado no Apoiar por todas as crianças e ajudou muitas vencerem seus medos, não conseguia morder ninguém, mesmo que o machucassem.

É com enorme sentimento de gratidão que escrevo estas palavras, e me lembro de uma frase de um livro: — E quando os anjos me perguntarem do que eu me lembro direi a eles: eu me lembro de você! O reino animal é uma parte energética importante em nossa vida, e esta é a razão que não como carne, pois, se queremos dizer que eles são nossos amigos, como podemos devorá-los? Temos de ter compaixão também por eles, honrá-los e defendê-los.

Mas eu tive de voltar minha atenção para tudo o que acontecia com minha mãe, os dias vão passando a gente vai se distraindo, mas ainda escuto ele andando pela casa, ou correndo atrás dos passarinhos no quintal. É meu cérebro tentando diminuir minha dor, eu penso. Mas quem sabe ele ainda caminha do meu lado! Quem pode dizer que sim, quem pode dizer que não?

Usei muito EFT estes dias para mim para minha mãe. Um dia cheguei ao hospital ela estava com muita dor e fiz o EFT em poucos minutos ela adormeceu a enfermeira veio dar o remédio para dor, mas não precisava mais. Fiz EFT em mim mesma em muitos momentos e penso que todo profissional da saúde deveria conhecer a técnica porque não conheço nada com um efeito tão rápido para dores físicas e da alma.

Nós não temos conhecimentos dos mistérios que nos serão revelados amanhã, e somente no hoje podemos construir algo, somente hoje podemos sonhar que o amanhã será melhor, não sabemos se um ente amado estará do nosso lado ou não, não sabemos os caminhos que teremos de andar, mas aprendi nestes últimos cursos que fiz, a dizer todos os dias diversas vezes por dia: Todas as minhas necessidades são preenchidas além de minhas maiores expectativas.

Talvez o mundo não esteja como eu quero, talvez eu vá dizer adeus para mais uma pessoa que amo, afinal já foram tantos adeuses, mas eu gosto daquela imagem do barquinho indo distante no horizonte, por fim a gente não o vê mais, mas ele está lá em algum lugar no futuro nos esperando, e tenho a esperança de que dias melhores chegarão, que outros sonhos nascerão, que outras metas surgirão até o dia que Deus resolva também que é minha vez de entrar no barquinho, e sei que ficarei feliz neste dia porque sei que o amor não acaba e que a distância é só uma ilusão que podemos destruir até em nossos sonhos e tem muita gente que me ama me esperando lá, onde a vida é real, porque aqui... esta vida é um só uma ilusão.
Paz.


quinta-feira, 7 de março de 2013

EFT MUDANDO OS ESCRITOS DE NOSSA MENTE E ASSIM NOSSO DESTINO


Sou feia! Ninguém nunca vai me amar! Nunca conseguirei  um bom emprego....
Mudando o que está Escrito nas paredes da minha mente
Por: Silvana Prado
A vida está sempre nos trazendo grandes desafios, mediante os quais há dois caminhos a escolher: um é o fracasso; o outro é o aprendizado.

Às vezes perdemos um negócio, o casamento acaba, alguém partiu e nós ficamos presos ao passado, e o que poderia ser aprendizado vira destruição. Mas o que a vida nos traz é  sempre uma oportunidade de crescimento.

Não queremos lidar com a dor, achamos que tudo tem de ser um andar nas nuvens, mas mesmo as nuvens às vezes ficam escuras e trazem tempestades, até para elas tem de haver mudanças.
Outras pessoas, mesmo com as perdas, aprendem e seguem em frente e acabam realizando grandes conquistas, justamente porque o erro é que foi a luz iluminando a nova oportunidade. Tive a chance de enfrentar outro grande desafio em minha vida: pela quarta vez participei de um treinamento de EFT, Emotional Freedom Tecnique[1] . O desafio é ter de, na frente de diversas pessoas que não falam português, fazer a aplicação da técnica em um dos participantes do curso eu... falando inglês.
Mesmo os americanos ficam nervosos quando têm de ir na frente da turma. Para mim a dificuldade duplica, porque o inglês piora, uma vez que o estresse inibe nossa capacidade cognitiva, mas o desafio era justamente este, fazer um curso onde eu pudesse aprender com um professor altamente capacitado, na linguagem em que a técnica teve origem.

É suor, é frio na barriga, é confusão mental, esquecimento! Tudo isso acontecendo dentro de mim quando fui chamada para o primeiro atendimento. Mas o fato é que você enfrenta, funciona mesmo com todas as dificuldades, porque percebe que nós somos mais do que todas essas reações. Depois de alguns minutos o coração acalma, você esquece que tem 20 pessoas mais a professora te olhando, analisando, e se concentra na pessoa que está à sua frente.

A percepção muda, e fica somente a compaixão pela pessoa que esta precisando de sua ajuda. O importante não é mais passar no teste; é diminuir o sofrimento do outro.
Tive a oportunidade de fazer dois atendimentos que, apesar de totalmente diferentes, traziam em si tantas coisas em comum!

Um deles contou que quando criança achava que a mãe e o pai o criticavam demais. Então como maneira de chamar a atenção passou a ter um comportamento revoltado, e sempre que podia os desobedecia, e ficava até feliz quando percebia que os deixava furiosos porque percebiam que não haviam conseguido  controlá-lo. Mas é interessante saber como chegamos a esta descoberta. A queixa inicial dele, quando começamos a trabalhar com o EFT, foi sua negligência com a própria saúde: Tenho de me exercitar e não exercito; não tomo meus medicamentos direito e sou o rei da procrastinação!

Conforme fomos aplicando a técnica, as mudanças cognitivas aconteciam, ele foi se lembrando que não fazia estas coisas também quando criança porque era a maneira que dizia para a mãe: — Você não me controla o tempo todo! Eu falto às aulas de ginástica e não tomo as vitaminas que você me dá! O que foi um comportamento que ele adotou para chamar a atenção dos pais, e ser notado, tornou-se um estilo de vida que, apesar de hoje ser destrutivo, ele ainda carrega, sem perceber que seu passado domina seu presente, o prejudicando em diversas áreas de sua vida.

Por outro lado, outra pessoa que atendi adotou comportamento totalmente diferente. Porque seu irmão causava problemas demais, ela tinha de ser perfeita! Em todos os sentidos, ela tentava, em tempo integral, fazer todo mundo feliz e quando cometia algum erro, os pais a ignoravam como forma de punição. Ela tinha a sensação de que caminhava sobre ovos o tempo todo. Apesar de bonita, inteligente, engraçada, agradável, se sentia imensamente infeliz com sua vida, portanto, a questão que ela trouxe foi totalmente diferente do primeiro atendimento. Ela trouxe o seguinte assunto a ser trabalhado: — Eu choro demais, qualquer coisa me emociona, e às vezes fico constrangida! (Ela havia chorado em todos os atendimentos que outras pessoas haviam feito).

No EFT podemos pegar eventos como estes e resumi-los em uma frase, que são chamados de: Escritos nas Paredes de Minha Mente!

Na mente do primeiro paciente estava escrito: — Você é o maior procrastinador e preguiçoso do mundo!
Na mente da mulher estava escrito: — Não posso cometer erros e quando cometo sinto culpa!
O que percebi foi um desejo nos dois participantes de ser amado, e cada um adotou um estilo de vida diferente para conseguir esse amor. Esse estilo ficou velho, inútil, caiu em desuso, mas de maneira inconsciente continuaram pensando que era uma proteção contra a dor e o medo de não ser amado.
O que me maravilha é como a técnica do EFT, de maneira objetiva e rápida porque cada atendimento não passou de meia hora, leva a pessoa a respostas profundas sem causar mais traumas, sem longas sessões, longas narrativas e conseguimos chegar a fatores desencadeadores dos comportamentos negativos.
Não é um milagre e para essas duas pessoas, ainda existe muito chão emocional a ser trabalhado, mas o começo foi espetacular. No outro dia do curso, a moça não chorou nenhuma vez durante os atendimentos e o moço havia feito seus exercícios com alegria pela primeira vez em anos.

A minha indecisão de aprender essa técnica durou dois anos, porque eu não conseguia entender seu funcionamento e meu cérebro não conseguia aceitar a aplicação de algo que eu não entendia. Até que finalmente diversos estudos foram sendo liberados e hoje podemos ver seus efeitos do EFT durante uma ressonância magnética, podemos ver áreas de relaxamento do cérebro sendo ativadas.

O potencial e a simplicidade da técnica me levaram a enfrentar esses grandes desafios, que, hoje, um dia após o treinamento, apesar da exaustão e do cansado, me inspiram a escrever este artigo porque com o número de pessoas sofrendo que chegam até o Apoiar todos os dias, não podemos ignorar um tratamento tão maravilhoso que, em poucos minutos, traz soluções simples e fáceis, uma vez que a técnica nos ajuda a conectar com a sabedoria Divina e inata que existe dentro de todos nós.



[1].Emotional Freedom Tecnique (EFT) é um tipo de terapia que foi inserida dentro de uma das modalidades da Terapia Energética. Nos Estados Unidos, alguns autores a denominam Psicologia da Energia (ou Energética) e vem sendo desenvolvida nos últimos 20 anos, no entanto, suas origens podem ser encontradas há milhares de anos, através do uso da acupuntura. Emotional Freedom Technique é uma fusão entre as ideias do Leste e Oeste, ela uniu princípios da acupuntura, da terapia Cognitivo e Comportamental e da Programação Neurolinguística. Para saber mais visite o blog - http://eftsilvanaprado.blogspot.com.br.

TRAUMAS DOENÇAS E GENÉTICA - EFT PODE AJUDAR

Sempre pensamos o tempo cura tudo, no entanto, novos estudos estão demonstrando que o tempo nos faz diminuir a dor, talvez não lembrar tanto mas precisamos de mais para superarmos grandes dores. Veja texto sobre traumas do passado o EFT é um tratamento que, mesmo para traumas que parecem insuperáveis, tem efeito em, as vezes uma sessão. Estes são temas do meu livro sobre o PODER LIBERADO PELO EFT que estou escrevendo e será publicado em poucos meses:
O trauma emocional causado pelo stress, afeta a expressão de mais ou menos 1000 genes incluindo muitos que influenciam envelhecimento e regeneração celular.
Estes dados nos levaram a concluir que o tempo “não cura” Alguns estudos com pessoas de 57 anos, que haviam sofrido um trauma 50 anos antes, demonstraram que existe uma ligação entre doenças e traumas de infância. Muitas dessas doenças incluem as 10 que mais matam pessoas no mundo: Câncer, doenças do coração, diabetes, pressão alta, obesidade, hepatites, doenças sexualmente transmissíveis e fraturas ósseas.
Portanto, o alivio de sofrimento emocional não é um luxo destinado as elites do mundo que podem pagar por terapias caríssimas...
Os autores do estudo disseram que a medicina atual pode ser comparada a um bombeiro que esta tentando apagar o fogo jogando água na fumaça (doença física) enquanto as chamas (traumas emocionais) continuam imbatíveis e intocadas... (Genie in your genes – Dawson Church)

terça-feira, 5 de março de 2013

APAGANDO CRENÇAS QUE NOS DESTROEM USANDO EFT -


Escrito nas paredes da minha mente
Por: Silvana Prado

vida está sempre nos trazendo grandes desafios, mediante os quais há dois caminhos a escolher: um é o afracasso; o outro é o aprendizado.

Às vezes perdemos um negócio, o casamento acaba, alguém partiu e nós ficamos presos ao passado, e o que poderia ser aprendizado vira destruição. Mas o que a vida nos traz é  sempre uma oportunidade de crescimento.

Não queremos lidar com a dor, achamos que tudo tem de ser um andar nas nuvens, mas mesmo as nuvens às vezes ficam escuras e trazem tempestades, até para elas tem de haver mudanças.

Outras pessoas, mesmo com as perdas, aprendem e seguem em frente e acabam realizando grandes conquistas, justamente porque o erro é que foi a luz iluminando a nova oportunidade. Tive a chance de enfrentar outro grande desafio em minha vida: pela quarta vez participei de um treinamento de EFT, Emotional Freedom Tecnique[1] . O desafio é ter de, na frente de diversas pessoas que não falam português, fazer a aplicação da técnica em um dos participantes do curso eu... falando inglês.

Mesmo os americanos ficam nervosos quando têm de ir na frente da turma. Para mim a dificuldade duplica, porque o inglês piora, uma vez que o estresse inibe nossa capacidade cognitiva, mas o desafio era justamente este, fazer um curso onde eu pudesse aprender com um professor altamente capacitado, na linguagem em que a técnica teve origem.

É suor, é frio na barriga, é confusão mental, esquecimento! Tudo isso acontecendo dentro de mim quando fui chamada para o primeiro atendimento. Mas o fato é que você enfrenta, funciona mesmo com todas as dificuldades, porque percebe que nós somos mais do que todas essas reações. Depois de alguns minutos o coração acalma, você esquece que tem 20 pessoas mais a professora te olhando, analisando, e se concentra na pessoa que está à sua frente.

A percepção muda, e fica somente a compaixão pela pessoa que esta precisando de sua ajuda. O importante não é mais passar no teste; é diminuir o sofrimento do outro.

Tive a oportunidade de fazer dois atendimentos que, apesar de totalmente diferentes, traziam em si tantas coisas em comum!

Um deles contou que quando criança achava que a mãe e o pai o criticavam demais. Então como maneira de chamar a atenção passou a ter um comportamento revoltado, e sempre que podia os desobedecia, e ficava até feliz quando percebia que os deixava furiosos porque percebiam que não haviam conseguido  controlá-lo. Mas é interessante saber como chegamos a esta descoberta. A queixa inicial dele, quando começamos a trabalhar com o EFT, foi sua negligência com a própria saúde: Tenho de me exercitar e não exercito; não tomo meus medicamentos direito e sou o rei da procrastinação!
Conforme fomos aplicando a técnica, as mudanças cognitivas aconteciam, ele foi se lembrando que não fazia estas coisas também quando criança porque era a maneira que dizia para a mãe: — Você não me controla o tempo todo! Eu falto às aulas de ginástica e não tomo as vitaminas que você me dá! O que foi um comportamento que ele adotou para chamar a atenção dos pais, e ser notado, tornou-se um estilo de vida que, apesar de hoje ser destrutivo, ele ainda carrega, sem perceber que seu passado domina seu presente, o prejudicando em diversas áreas de sua vida.

Por outro lado, outra pessoa que atendi adotou comportamento totalmente diferente. Porque seu irmão causava problemas demais, ela tinha de ser perfeita! Em todos os sentidos, ela tentava, em tempo integral, fazer todo mundo feliz e quando cometia algum erro, os pais a ignoravam como forma de punição. Ela tinha a sensação de que caminhava sobre ovos o tempo todo. Apesar de bonita, inteligente, engraçada, agradável, se sentia imensamente infeliz com sua vida, portanto, a questão que ela trouxe foi totalmente diferente do primeiro atendimento. Ela trouxe o seguinte assunto a ser trabalhado: — Eu choro demais, qualquer coisa me emociona, e às vezes fico constrangida! (Ela havia chorado em todos os atendimentos que outras pessoas haviam feito).

No EFT podemos pegar eventos como estes e resumi-los em uma frase, que são chamados de: Escritos nas Paredes de Minha Mente!

Na mente do primeiro paciente estava escrito: — Você é o maior procrastinador e preguiçoso do mundo!

Na mente da mulher estava escrito: — Não posso cometer erros e quando cometo sinto culpa!

O que percebi foi um desejo nos dois participantes de ser amado, e cada um adotou um estilo de vida diferente para conseguir esse amor. Esse estilo ficou velho, inútil, caiu em desuso, mas de maneira inconsciente continuaram pensando que era uma proteção contra a dor e o medo de não ser amado.
O que me maravilha é como a técnica do EFT, de maneira objetiva e rápida porque cada atendimento não passou de meia hora, leva a pessoa a respostas profundas sem causar mais traumas, sem longas sessões, longas narrativas e conseguimos chegar a fatores desencadeadores dos comportamentos negativos.
Não é um milagre e para essas duas pessoas, ainda existe muito chão emocional a ser trabalhado, mas o começo foi espetacular. No outro dia do curso, a moça não chorou nenhuma vez durante os atendimentos e o moço havia feito seus exercícios com alegria pela primeira vez em anos.
A minha indecisão de aprender essa técnica durou dois anos, porque eu não conseguia entender seu funcionamento e meu cérebro não conseguia aceitar a aplicação de algo que eu não entendia. Até que finalmente diversos estudos foram sendo liberados e hoje podemos ver seus efeitos do EFT durante uma ressonância magnética, podemos ver áreas de relaxamento do cérebro sendo ativadas.
O potencial e a simplicidade da técnica me levaram a enfrentar esses grandes desafios, que, hoje, um dia após o treinamento, apesar da exaustão e do cansado, me inspiram a escrever este artigo porque com o número de pessoas sofrendo que chegam até o Apoiar todos os dias, não podemos ignorar um tratamento tão maravilhoso que, em poucos minutos, traz soluções simples e fáceis, uma vez que a técnica nos ajuda a conectar com a sabedoria Divina e inata que existe dentro de todos nós.


[1].Emotional Freedom Tecnique (EFT) é um tipo de terapia que foi inserida dentro de uma das modalidades da Terapia Energética. Nos Estados Unidos, alguns autores a denominam Psicologia da Energia (ou Energética) e vem sendo desenvolvida nos últimos 20 anos, no entanto, suas origens podem ser encontradas há milhares de anos, através do uso da acupuntura. Emotional Freedom Technique é uma fusão entre as ideias do Leste e Oeste, ela uniu princípios da acupuntura, da terapia Cognitivo e Comportamental e da Programação Neurolinguística. Para saber mais visite o blog - http://eftsilvanaprado.blogspot.com.br.